Uma opção para a conversão online

A internet cada dia mais, possibilita a seus usuários um mundo de ferramenta que muito facilita no seu cotidiano, e transforma assuntos e questões até então complicados, em conteúdos simples para a compreensão de qualquer internauta. Quando o assunto é conversão  de arquivo, muitas pessoas ficam confusas com a situação, pois já vem a cabeça a tarefa de baixar algum software, e geralmente não conhecem e nem possuem familiaridade com nenhum nome para recorrer.

zamzar

 

Pensando nisso, em 2006 foi criada a ferramenta digital Zamzar, um conversor online de arquivos, onde não existe obrigatoriedade de baixar um software ou fazer um login. No Zamzar você pode converter arquivos de vídeos, áudios e documentos, do seu computador, celular ou tablet, e se o interesse for em algum arquivo online, apenas com o URL, o site consegue baixar e converter para o formato desejado. Segundo um dos cofundadores, Chris Whyley, disse em algumas entrevistas, o nome Zamzar faz referência à obra kafkaniana “A Metamorfose”, onde o personagem destaque é transformado em inseto enquanto dorme, o nome dele, Gregor Samsa, foi usado como inspiração para o nome da empresa por conta de sua associação com a transformação e a mudança.

O Zamzar oferece um app para web e uma API (Interface de Programação de Aplicativos), este último fui criado à alguns anos para melhor atender seu público alvo. O site ainda disponibiliza além da versão gratuita, que permite o upload de arquivos com até 100 MB de peso, outros três planos ou contas premium: basic, pro e business, . O Zamzar não gera automaticamente o arquivo convertido, no momento que o usuário o envia para à plataforma, é solicitado um endereço de email, onde o aplicativo irá gerar um link que será enviado para o destinatário, e somente à partir desse, é que o arquivo será baixado de maneira imediata. O link com o arquivo convertido permanece na plataforma durante apenas 24 hrs, então depois deste período, o usuário precisará fazer novamente todo o procedimento anterior.

 

zamza planos

 

Uma outra grande função do Zamzar, é a opção onde o usuário pode enviar seus arquivos para o endereço de e-mail do app, para que esse os converta. Se você não possui uma conta premium, existe um limite de 1 MB por arquivo convertido, e de acordo com o plano esse limite aumenta. O procedimento é bem simples, por exemplo, para transformar um texto de ODT para DOC anexe o arquivo ODT e mande para doc@zamzar.com. Em alguns minutos você receberá um link com a conversão.Este recurso é válido para quem precisa converter rapidamente um documento para um outro formato.

Se você adquiriu algum interesse pelo app, vale muito à pena dar uma olhada no site. Apesar de ser todo em inglês, o Zamzar não possui uma design bagunçado, tudo na plataforma é bem simples, para qualquer usuário encontrar aquilo que precisa. E logo abaixo, disponibilizo alguns pontos relevantes que encontrei dentro do aplicativo.

 

PONTOS POSITIVOS

 

  • Grátis
  • Plataforma simples
  • Online (não precisa baixar software)
  • Tudo enviado por e-mail

zamza email

 

  • Conversão entre vários formatos

 

PONTOS NEGATIVOS

  • Site em inglês
  • Não converte vídeos do YouTube

zamza you tube

 

  • Documentos convertidos em áudios, esses são traduzidos para o inglês independente da língua.

 

Informações complementares:

O Zamzar à alguns anos não converter mais arquivos do YouTube, o Google solicitou ao site que não mais fornecesse à possibilidade de baixar os vídeos da plataforma audiovisual para seus usuários, visto que seria “uma aparente violação dos termos de serviços do YouTube”, segundo matéria do próprio site zamzar. À matéria pode ser lida pelo link:

https://blog.zamzar.com/2012/06/12/downloading-youtube-videos-no-longer-supported/

Feliz conversão!

 

Links relacionados:

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s